Páginas

quarta-feira, 26 de março de 2008

Sobre a TV

Desde o surgimento da televisão, o homem busca na tv um mundo irreal. Um mundo em que ele pode e deve, um mundo onde ele pode sonhar com a moça da novela das 20 h sem sentir receio. Um mundo em que ele tem créditos sem fim e o carro do ano que quiser por um preço muito “barato” em questão de valores econômicos no ponto de vista dos propagandistas. Enfim, o homem ( ou melhor, grande parte deles) busca na tv o que ele não pode ter ou ser, assistindo ele tem uma liberdade sem limites. E com tudo isso ele acaba refletindo em si próprio o que ele assiste na tv. Ele acha “legal” usar o mesmo relógio que o grande galã da novela das 20 h usa, mesmo que para isso ele gaste horrores de dinheiro. Ele não mede esforços para ser um retrato perfeito da realidade televisiva, que nem sempre é a realidade momentânea social.
E isso é bem explícito nos telejornais, eles esboçam um ponto de vista sobre algum fato que algumas vezes é errado. Eles não contam a notícia como ela deve realmente ser contada. Eles vendem o seu peixe, publicam o que realmente dá dinheiro e ibope. Para eles não importa, por exemplo, publicar que o salário dos professores públicos está ruim e eles estão reivindicando seus direitos por isso, para eles importa publicar que um ônibus capotou e deixou 30 feridos, ou então que a seleção brasileira de futebol ganhou a copa do mundo. Os jornalistas de agora estão sendo muito atores ao invés de serem jornalistas, isto é evidente quando você assiste um telejornal, eles expressam a notícia como se fosse uma coisa muito grandiosa acontecendo, dá para analisar, por exemplo, em notícias de quando morre alguém, eles passam a notícia para nós com lágrimas nos olhos, é tanto fingimento que só fala eles pedirem um lenço para o redator; mas quando é uma notícia de que os professores da rede pública estão fazendo uma manifestação por reivindicar seus direitos, eles passam a notícia com ira, como se fosse um absurdo um “bando” de professores estarem fazendo uma manifestação pelo fato de fazer milagre com um salário curto.
Eu acho isso errado, e tudo isso deve mudar. A televisão deve expressar claramente a notícia. Os jornalistas devem ser mais profissionais ao passar a notícia para nós telespectadores. E se tudo isso mudar, a imagem do Brasil muda também. Pois a televisão é uma grande influencia da imagem brasileira. Têm-se como exemplo o carnaval, que é divulgado no mundo todo como sendo o mais festivo e alegre, mas não é divulgado que as vezes nesses carnavais volta gente com uma bala perdida no peito e muitos turistas estrangeiros sem a carteira. Mas fazer o que, a nossa mídia não vai querer mostrar o Brasil pobre, esfomeado e sem educação (no sentido de alfabetização) que temos.

Nenhum comentário: