Páginas

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Em que uma telenovela pode influenciar no nosso dia-a-dia?

Responder esta pergunta parece ser fácil, mas não é. É evidente que a telenovela influencia muito na sociedade, vou tentar dizer como.
Como todos sabemos, a telenovela relata situações que podem ocorrer no nosso dia-a-dia, relata fatos e assuntos polêmicos. Ela aborda tudo que chama a atenção do público e desperta o nosso ponto de vista sobre qualquer assunto. Só que ela expressa os pontos de vista de acordo com que o autor quer mostrar, e o público acaba influenciado e manipulado segundo a idéia do autor.
O público acaba pensando igual, ele acaba pensando como o autor pensa, e com isso gera a audiência.
Esse “pensar igual” também é agir igual.Quantas crianças já vimos falando e vestindo-se igual ao seu personagem favorito. Quantos crimes já foram inspirados através da ficção.
O que a população não sabe diferenciar é que realidade é realidade e ficção é ficção. Ficção é a forma de transformação da realidade de uma maneira mais explicita.
A palavra já diz tudo, FICÇÃO, se pesquisarmos em um dicionário o seu significado, iremos ver que é uma coisa que não é real.
Enfim, os dramaturgos para escrever uma novela, baseiam-se em coisas da realidade, só que de forma mais exagerada, para ter mais audiência. Histórias de amor, ódio, superação e etc. Eles glorificam muito os personagens de uma forma técnica, que é para atingir a audiência.
E como é a propaganda que mantém a televisão, eles usam este recurso para se manter. Pois se o produto que os coloca no ar não vender, não ira ter mais telenovelas.
A propaganda se aproveita muito do ibope das telenovelas. Se um personagem é de uma cultura árabe, por exemplo, os propagandistas irão investir nisto por que irá dar dinheiro. Pois cada personagem que faz sucesso é um universo de negócios. Com ele no auge a população começa a querer ser igual, começa a falar da mesma forma, usar a mesma roupa. E tudo isso devido ao investimentos dos propagandistas.
Foi como aconteceu na novela global “ O clone”.
A novela relatava sobre diversos assuntos, o assunto que mais chamou a atenção dos telespectadores foi a cultura árabe, que era uma cultura que o brasileiro não conhecia e que gerou uma comoção muito grande no Brasil.
A novela também falava sobre clone humano, drogas, um bar da periferia o qual grandes celebridades visitavam, entre outros, mas o que mais chamou a atenção do público foi a cultura árabe.
Pois, de uma certa forma, o povo já tinha ouvido em algum veículo de comunicação falar sobre drogas e clone humano (que naquela época estava se falando muito no assunto), mas quando eles relataram da cultura árabe, tudo mudava, pois era uma coisa que o brasileiro não tinha conhecimento e que tinha um belo enredo.
Só bastou essa novela entrar no ar e ganhar um certo público, para a sociedade mudar completamente, tanto no lado social, quanto no econômico.
Quantas academias de dança árabe foram inauguradas depois da novela o clone, também vários outros estabelecimentos foram abertos, como escolas de idioma árabe, lojas de artigos árabes, casas noturnas com musica árabe, entre outros.
Esta telenovela em apenas sete meses conseguiu transformar, até os dias de hoje, a realidade econômica e social de algumas pessoas que cerceiam esse meio.
É evidente que no futuro teremos mais surpresas quando falarmos em televisão e ficção, mas a novela O clone transformou a realidade de certos grupos sociais.

Nenhum comentário: