Páginas

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Grandes Desafios do Jornalista

Através de histórias e situações pré-moldadas pelo tempo, a sociedade em si se consiste. São criados diversos esteriótipos dos povos e cidades.


O profissional de comunicação acaba se apegando à estes esteriotipos e faz com que a música continue tocando sob a mesma melodia.

O Brasil é o país do samba e futebol, os Estados Unidos é o país do capitalismo, o continente africano da fome, a argentina o país do tango, enfim, estes são os pré-modelos que o sistema nos faz acreditar. Estes são os esteriotipos que cerceiam o mundo.

Por isso tudo, as noticias são sempre, de uma certa forma, iguais. É muito mais fácil para o jornalista continuar uma historia que todos já “conhecem” e “acreditam”do que inovar e mostrar o “outro lado da história”

Infelizmente, para o repórter se manter no mercado ele precisa dar seguimento a esta linha de jornalismo já existente. A única forma de evitarmos que as histórias únicas sejam criadas, é fazendo a diferença como profissionais, não aceitando o que é ligeiramente imposto pelos nossos superiores.

Sei que esta afirmação é meramente utópica, afinal, todos nós sabemos que está tudo errado, nos resta apenas começarmos a agir. Muitos irão penar para que estas mudanças ocorram, mas a mudança só vem quando você muda.

Nenhum comentário: