Páginas

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Criançada zen: ioga é novidade para crianças hiperativas

Dos 3 aos 5 anos, a prática ajuda na concentração, além de fortalecer o aparelho respiratório e a musculatura.

Foto: MorgueFile (banco de imagens)
Comum entre adultos que vivem em um cotidiano frenético, o ioga é uma rota de fuga para o encontro de paz interior. Mas o que nem todos imaginam é que esta prática chegou até os meninos e meninas, com idade a partir de 3 anos. Segundo especialistas, o ioga ajuda a parte respiratória, muscular, além de ser indicado para crianças hiperativas. A prática também fortalece a concentração e facilita o aprendizado dos pequenos.
A especialista e professora de ioga Laila Gadel explica que através de aulas lúdicas e divertidas, estimula as crianças a praticarem respiração e alongamento. As posições corporais realizadas com crianças não são tão complexas, segundo Laila Gardel. Por meio de historinhas como Chapeuzinho Vermelho, entre outras, as crianças "imitam" os personagens, como o Lobo Mau. "A preferida dos meninos é a posição do cachorro fazendo xixi", diz Laila, com humor.



A filha de Laila, de 2 anos, já pratica yoga. Arquivo Pessoal
Nas primeiras turmas, ela conta, as crianças iam para a aula de ioga e não entendiam por que deveriam relaxar, ficar quietas: elas pensavam que era aula de Educação Física e chegavam na maior disposição.
A arte milenar de progem indiana traz muitos benefícios tanto para o corpo quanto para o espírito, e a prática desta atividade três vezes por semana propicia benefícios em grande escala.
Crianças hiperativas conseguem se concentrar nas atividades fundamentais, como no colégio por exemplo.
Laila Gadel diz que através do ioga as crianças perdem seus "medos" e gastam suas energias. Ela afirma que é importante que a criança também pratique atividades que exijam uma queima de energia maior, como correr, brincar de pega pega, andar de bicicleta.
A média de idade adequada para crianças praticarem ioga é a partir de três anos, pois nessa idade a criança está com sua parte corporal em desenvolvimento e com os exercícios de ioga o equilibrio é aperfeiçoado. Na parte respiratória, o diafragma é fortalecido, pois a respiração é exercitada para que a criança respire da forma correta (sentindo a barriga).
Yara F. Pezeta

Nenhum comentário: