Páginas

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

E o Cine Aparecida?


Por Yara Ferrari Pezeta


Será que o Adoniran Barbosa conheceu o Cine Aparecida?. Vai ver que sim. Afinal, o Aparecida ficava numa avenida que tem o nome de um dos bairros mais famosos e cantados em todo o Brasil, o Jaçanã. Precisa falar mais? O cinema foi fundado em 1951, possuía 549 lugares  e oferecia, em média mais de 400 sessões por ano, recebendo por volta de 40 mil expectadores.
O Jaçanã, fora tudo, ainda tem uma relação muito intensa com o cinema brasileiro. Ele abrigou recebeu o primeiro estúdio de cinema de São Paulo, da chamada Companhia de Cinema Maristela. Começou em julho de 1950. Nesse estúdio foram rodados dois filmes de Adoniran Barbosa: “Carnaval em Lá Maior, em 1955” e “A Pensão da Dona Estela”, em 1955. Com isso o bairro se tornou um importante foco cultural do município.

Porém, nem o cinema, nem a estação do trem, tão cantada e lembrada e nem o famoso “Trem das Onze” do Adoniran, permaneceram no Jaçanã. "Eu lembro. Quando criança eu frequentava o Cine Aparecida. Gostava muito de ir na matinê de domingo. Quem comprava um ingresso para uma sessão recebia outro, sem pagar”, conta Nancy Mendes, moradora do Jaçanã há mais de cinquenta anos. "Lembro que havia uma salinha onde o “lanterninha” do cinema colocava os bagunceiros. Eu nunca fui parar lá, mas meu primo foi", afirma Nancy, aos risos.
Os freqüentadores deviam ter uma postura bem adequada dentro das salas de cinema, lembra ela. "Disciplina, respeito, tolerância, tudo isso nos era ensinado em família. E isso valia até mesmo dentro de uma sala de cinema. Existiam as paqueras, os “namoricos”, mas tudo era feito de forma ingênua, e com aquele gostinho de grande aventura. Afinal nós éramos vigiados e temíamos os lanterninhas. Bons tempos de crianças", lembra-se a professora Kátia Duarte, frequentadora assídua do cinema
O crescimento imobiliário no bairro fez com que o cinema fosse fechado na década de oitenta. Hoje o prédio é ocupado por uma faculdade. A antiga estação de trem virou uma praça, praça Comendador Alberto de Souza. "Bem que gostaria que o cinema voltasse. As opções de lazer de hoje estão distantes do bairro. Quando quero ir ao cinema tenho que enfrentar um transito violento. Pior que isso, ir ao cinema hoje não tem mais aquele ar familiar de antigamente. O Cine Aparecida, simplesmente desapareceu", complementa Nancy.


Nenhum comentário: