Páginas

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Os bichinhos estão cada vez mais vip`s

Por Yara Ferrari Pezeta



Houve um tempo em que criar um animal de estimação era coisa muito simples. Bastava dar água, comida, carinho e um cantinho qualquer para servir de abrigo. Ele dormiria e descansaria em paz. Foi assim até que a “indústria pet”, ou a indústria do pet apareceu. E investiu no setor, oferecendo uma gama cada vez maior de produtos para os animaizinhos de estimação. Para os gatos, por exemplo, os produtos vão desde a ração convencional, da areia sanitária, até a “erva do gato”.

Calma, calma, não é a erva que você está pensando. A “erva do gato”, também conhecida como “catnip”, é uma substância que pertence à família dos hortelãs. No dizer dos pesquisadores, a tal erva deixa os animais mais dóceis e brincalhões. Apesar de ser “erva”, ela é “legalizada” sim, e pode ser encontrada em qualquer pet shop. Da mesma forma que pode ser plantada em um vaso para que o gato possa cheirá-la e come-la.

Antes que os cães ficassem com ciúmes, o mercado pet sempre se manteve atento e também tem lá a sua reserva novidades. Uma delas? Acupuntura para cachorros, pode? A terapia serve para cães mais irritados. Ana Reis, de 29 anos recorreu a essa prática para o seu cão. “Toda vez que tinha que levar o Zeus ao pet shop era o maior sufoco. Ele era muito agressivo e não deixava os funcionários darem banho e cuidarem dele. Depois de algumas sessões de acupuntura ele melhorou cem por cento. Hoje Zeus parece um deus, e toma até florais para ficar mais disciplinado. Estou acompanhando cem por cento o resultado disso tudo”, afirmou Ana, que tem um pitbull de 6 anos.

Só para se ter uma ideia do quanto o setor representa no mercado nos dias de hoje, a indústria pet movimentar cerca de R$ 2,98 bilhões em produtos só neste ano, conforme afirma o Pyxis Consumo, do Ibope Inteligência. A média mensal de gastos com os animais de estimação é de R$ 36,31 por cabeça, representando um aumento de 13% em comparação com o ano passado.

Esses números reafirmam o quanto os pets representam para os brasileiros, que em alguns casos, os adotam como filhos. E olhem que tem até gente que deixa sua herança para os animais. Mas isso é assunto para outra reportagem...

Nenhum comentário: